quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Cigarros e filtros

Subliminares

Exemplos práticos.

Indução ao fumo.

Neste exemplo, os alvos são as crianças, pois usa uma personagem infantil, com a qual as crianças se identificam. A identificação com personagens está na maioria dos conteúdos de manipulação mental. Mas, há outras situações na série, intentando o afetamento mental de seus jovens telespectadores. O próprio título do programa não objetiva ser inocente, nem de longe.

A série, de classificação etária baixa, portanto, para crianças e adolescentes, aqui é conhecida com o nome de "todo o mundo odeia o Cris" e se apresenta como programa humorístico. Coitados, os que pensam assim...

É importante observar a presença de um desvalor informativo, um ranso desagradável, tornando, a série, pouco atrativa aos adultos. Não desproposital, pois se adultos com algum grau de percepção visualizarem os conteúdos, podem captar o mal embutido, destinado a seus filhos.

Iremos citar apenas alguns detalhes visíveis, mas contundentes, os quais podem ser percebidos por qualquer pessoa alertada para sua presença no programa. As crianças e jovens estão expostas a eles, mas seus pais não percebem, pois não imaginam ser possível sua existência em um programa para crianças, além disso, os pais, de modo geral, não foram capacitados a perceberem conteúdos psicoativos, ocultos em programações de tv e mídia em geral.

Nada infantil.

Em uma das apresentações, se desenvolve uma trama, na qual o filho mais velho da família, acaba por comprar o carro de seu tio. Isso foi apresentado diversas vezes, assim, quem assistiu lembrará.

Devido a essa negociação, a família se vê envolvida na busca por uma caneta, necessária para assinar um documento.

Quem não lembra, quando a menina, a filha mais jovem da família, vai ao quarto da mãe e, ao abrir uma gaveta, encontra um maço de cigarros? Não é possivel imaginar quantas pessoas foram capazes de perceber a malevolência, no desfecho, a seguir.

O ataque

A menina, ao encontrar a caixa de cigarros escondida, lê, em seu rótulo, informações sobre os males causados pelo fumo (várias doenças). Após isso, a menina abre a caixa e diz, tranquilamente: - "ainda bem que tem esses filtros...". Em seguida, guarda a caixa. Uma mensagem subliminar, pode muito bem estar em uma expressão acompanhada de frase curta e, na maioria das vezes, ocorre assim, pois diminui o volume de conteúdo a ser captado.

Percebe? Uma mãe sempre orienta seus filhos pequenos a beberem água filtrada. - "do filtro meu filho, a água do filtro não faz mal para você". A relação da criança pequena e inocente com o filtro, é de que ele a protege das doenças, retirando o mal da água e é assim durante todo seu desenvolvimento.

A imagem de filtro, para a mentalidade da criança, não é técnica nem aprofundada, relaciona-se à palavra filtro - proteção. A relação da criança se dá com a água filtrada, da qual, necessita. Apenas, algo que não lhe faz mal, e mais, a água "do filtro", lhe é servida e recomentada a todo instante.

A mensagem, afirma, para a criança, que o filtro bloqueia os males citados. É como se sua mãe, em quem confia plenamente, lhe estivesse recomendando os cigarros.

Esta mensagem é percebida, pelo subconsciente e, guardada. Porém, nesse caso, a repetição será feita, mas não tem tanta importância quanto o poder de influência da fala da mãe, sobre a criança, e ela crescerá predisposta ao uso do cigarro.


Algo semelhante ocorre com o chamado "bullying", quando a mãe da criança é usada em pessoa e incitada a, inocentemente, atacar seu filho: "...- fale sobre bullying, com seu filho, o quanto antes...".

Normalmente a tv alcança milhares de pessoas ao mesmo tempo, mas a frase foi elaborada do singular (fale - você - sobre bullying, ...). A palavra você é usada subentendida, pois há um alvo específico para a mensagem: você! Dita de outra forma (falem ...), não teria o mesmo poder de alcance, não atingiria o "alvo" com precisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.