domingo, 26 de outubro de 2014

Salada indigesta

Subliminares

Exemplos práticos.

Este exemplo, tem forma de veiculação semelhante a "espinhas e cravos", disfarçada em propraganda, pois se apresenta descaradamente embutida em "programa jornalístico", do qual, se espera a veracidade dos fatos. Assim, constitui um modelo de mensagem subliminar, inserida em jornalismo de televisão. Esse fato se deu no final de 2011, em dezembro, mês no qual, a globo costuma fazer uma retrospectiva de fatos passados no decorrer do ano; mas, quanto de veracidade há, no jornalismo da tv, se uma manipulação como a seguinte é embutida no jornalismo de televisão?

Salada indigesta.

O jornalista, ao declarar, no noticiário, os produtos que mais tiveram alta e os que mais caíram de preço, apresentou-os em duas vertentes, como sempre, os que subirram de preço e os que tiveram baixa em seus preços.

1 - Os produtos em alta no decorrer do ano: legume, legume, legume, legume e legume;

2 - Os produtos em baixa no mesmo período: legume, legume, legume, televisão e legume.

É preciso perceber que o denominado "âncora" de reportagem, sempre está bem vestido, a demonstrar seriedade e com ar solene. Só aparência, como podemos ver. Pose para incentivar a credibilidade; a mesma aparência, dada aos rótulos, dos produtos que se pretendem vender .

Mesmo havendo veracidade quanto a preços, este é um exemplo simples, mas vergonhoso de mensagem subliminar - as mais comuns estão sempre embutidas em conteúdos supostamente inocentes e não se trata de propaganda, como alguns chegam a imaginar.

Como funciona?

Observando com olhar seletivo, pode-se notar que, na realidade, são apenas dois produtos: legume e televisão.

É no singular que o subconsciente vê legume, pois não fará associação de preço à espécie. Trata-se um modelo de mensagem subliminar muito bem planejado, atua pelo descarte das partes não desejáveis.

Analizando, notamos que o produto (legume), tanto subiu como caiu de preço. Não nos interessam quais produtos subiram de preço, assim, legume não nos interessa. Além do mais, legumes são comprados todos os dias, em alta ou em baixa, desse modo, esquecemos legumes. Além de quê, como legumes tanto subiram como caíram de preço, legumes se anulam e são descartados da memória. De tudo, sobra televisão, como o produto "bom" para comprar, e o subconsciente guarda essa informação. Omitiram-se marcas e modelos exatamente para simplificar o volume de informação a ser guardado pelo subconsciente, mas principalmente, por não ser propaganda.

Se o jornalismo da tv é manipulado dessa forma, então sabemos não ser ele confiável, por não ser expressão da verdade e por ser tendenciosamente manipulado. Mas isso acontece todos os dias e os jornalistas mais dedicados à verdade desaparecem da televisão.

O objetivo

O motivo desse ataque acontecer é a necessidade da instalação de uma "janela", nas casas das pessoas, por onde, a manipulação, as mensagens subliminares, serão lançadas, com o objetivo de "programar" as personalidades das pessoas e das famílias, ou seja, para possibilitar atingir a você e à sua família. Não há propaganda, nem jornalismo nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.